segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Educação e as novas tecnologias: Lecionar e Aprender na era tecnológica.




Estamos diante de um novo século, com uma nova sociedade, a sociedade da informação com uma facilidade de transmitir e receber essas informações e por uma busca demasiada pelo conhecimento. A cada dia as crianças conseguem manusear e estão interagindo com a tecnologia mais precocemente e esse impacto tem provocado mudanças na educação que está cada vez mais aderindo a recursos tecnológicos como forma de integração de novas mídias, assim como a Televisão e Internet que contribuem completamente para a criação de novas estratégias de ensino, aprendizagem e auto-capacitação.

A inserção de novas tecnologias no âmbito escolar transforma a sala de aula um lugar mais prazeroso para os alunos tendo em vista que eles crianças/adolescentes, estão 24 horas interagindo com o mundo das tecnologias. Hoje a tecnologia é útil ao aprendizado, pois o seu desconhecimento vem gerando no mundo atual o mesmo tipo de exclusão que sofre o analfabeto no mundo da escrita.

O educador sempre sentiu a necessidade de se atualizar, não somente no campo de seu conhecimento, como também na sua função pedagógica. Os métodos de ensino tradicionais são aqueles consolidados com o tempo, que dominam nas instituições de ensino. Ainda persiste, com muitos professores, o método onde o professor fala, o aluno escuta, A maioria, porém, já é mais maleável: o professor fala, o aluno discute.

Essa e outras questões levam o ensino a crise, entendo que os novos métodos de ensino se dão a partir da tecnologias muitos professores aderiram aos retroprojetores que muitas vezes se transformava em "retroprofessor" que ao invés de escrever no quadro ele prepara um slide e projeta para a sala. O professor ele deve ter minimamente cuidado com suas metodologias, ele não pode passar uma aula toda apenas ditando ou até mesmo usando um retroprojetor durante horas, pode-se tornar cansativo para os alunos e eles acabam perdendo a concentração.

As ferramenta de nova tecnologia devem trazer um bem estar para alunos e professores fazendo com que aquele processo de ensino-aprendizagem se torne prazeroso ao mesmo tempo em que a modernização da educação ela também ocorra, pois no mundo em que vivemos hoje relacionar-se com a tecnologia é extremamente necessário, nos abre um leque de possibilidades.

O fato é que o uso dessas tecnologias pode aproximar alunos e professores, além de ser útil na exploração dos conteúdos de forma mais interativa. O aluno passa de mero receptor, que só observa e nem sempre compreende, para um sujeito mais ativo e participativo. A tecnologia também auxilia o professor na busca por conteúdos a serem trabalhados. O Google, por exemplo, criou um espaço próprio para a educação, o Google Play for Education. A finalidade é auxiliar professores que buscam atividades educacionais com tecnologia. O programa faz uma peneira por disciplina e série para sugerir aplicativos educacionais específicos para tablets. O professor pode, por exemplo, criar um grupo da sala em que todos os alunos poderão acessar o aplicativo, facilitando a participação.

Contudo as novas tecnologias é necessário e muito importante para aplicação no ensino, mas o conhecimento e pedagogia devem ser integradas para construir as habilidades profissionais do futuro professor. 

Indicação de leitura:
[1] LEOPOLDO, Luis Paulo. Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática (2002);
[2] BRITO, Glaucia da Silva, PURIFICAÇÃO, Ivonélia da. Educação e Novas Tecnologias (2007).

Nenhum comentário:

Postar um comentário