segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Georges Snyders: em busca da alegria na escola e José Carlos Libâneo: Didática. (Relação Professor-Aluno e Processo de Ensino-Aprendizagem)


Em busca da alegria na escola e Didática: Processo de Ensino na Escola vem propor ao leitor uma concepção de como se dá a caracterização de ensino nas escolas. A combinação de objetivos, conteúdos, métodos e forma de organização de ensino que vai permitir ao aluno a identificação de seus conhecimentos, habilidades, hábitos e o desenvolvimento de suas capacidades cognoscitivas.

Em busca da alegria na escola de George Snyders nos propor a superação dentro de um contexto de desigualdades sociais cada vez mais abrangentes, que dividem a sociedade em partes que se distanciam cada vez mais no âmbito cultural. Então para Snyders a relação de ensino-aprendizagem deve ser uma relação repleta de satisfação, enriquecimento cultural e de alegria. 

Para Snyders a relação professor e aluno deve ser uma relação estimulante, no sentido de permitir e ajudar o crescimento da criança como ser humano, é fundamental que o professor assuma postura de orientador para a evolução da criança. Para Snyders o professor deve incentivar, orientar, acreditar e denunciar, introduzir discussões, diálogos e confrontos. Deve encaminhar os alunos a formas de atitudes as quais eles não chegariam por si mesmo.

A partir disso, para que essa relação entre professor e aluno seja produtiva, é preciso também que o professor sempre insista em procurar conhecimento para melhor se atualizar e, além disso, é importante que ele acredite no que faz e para que faz, ou seja, ele deve ter alegria dentro de sua profissão e realmente amar o que faz, ao ponto de aprender cada vez mais o conhecimento da cultura em que está inserido, sempre como um ser transformador que enxerga na educação a possibilidade de um mundo melhor, que virá a ser construído a partir do espaço da sala de aula, na relação entre professor e alunos. 

Para Libâneo a relação entre o aluno e o professor, da forma de se comunicar, se relacionar afetivamente, as dinâmicas e observações são fundamentais para a organização e motivação do trabalho. E para isso ele vai trabalhar os aspectos cognoscitivos que é o processo que vai transcorrer no ato de ensinar e no ato de aprender, então o professor ele vai ser uma constante e para haver interação deve-se: manejar os recursos de linguagem; conhecer o nível dos alunos; ter um bom plano de aula; objetivos claros; e claro, é indispensável o uso correto da língua Portuguesa.

Os aspectos emocionais também estão presentes no discurso de Libâneo são os vínculos afetivos entre o professor e os alunos. É preciso aprender a combinar a severidade e o respeito. Deve-se entender que neste processo pedagógico a autoridade e a autonomia devem conviver juntas, a autoridade do professor e a autonomia do aluno, não de forma contraditória comum pode parecer mais de forma complementar.

Os autores também vêm tratar dos processos de ensino-aprendizagem. Synders acredita em uma relação que envolva alunos e professores em uma verdadeira troca de experiências e aprendizado, é de extrema importância que os educadores tenham conhecimento da realidade de seus alunos, se relacionem verdadeiramente com eles, pois somente assim conseguirão ensinar o que de fato os alunos devem saber para se fortalecerem tanto em um contexto escolar quanto na sociedade em que vivem, dando-lhes o suporte necessário para enfrentar as diversas situações de sua vida com sabedoria e maturidade.

Libâneo vem tratar que existe uma relação recíproca e necessária entre professor e aluno que se completam pelas atividades do processo (ensino) e do aluno (aprendizagem). A unidade ensino-aprendizagem se concretiza na interligação de dois momentos indissociáveis de transmissão-assimilação ativa de conhecimentos e habilidades dentro de condições específicas de cada situação didática. 

Contudo pode concluir-se que a Didática ela é indispensável no ensino, é a partir dela e de seus processos como o de ensino-aprendizagem e as relações entre professor-aluno é que o ensino vai evoluindo e cada vez mais prazeroso.
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário