segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

O professor e as formas de avaliar.



A avaliação é uma atribuição didática e necessária no trabalho docente, que deve acompanhar deve acompanhar passo a passo o processo de ensino-aprendizagem. É uma reflexão sobre o nível de qualidade do trabalho escolar tanto do professor quanto dos alunos. Cumpre funções pedagógicos-didáticas, de diagnóstico e de controle em relação às quais se recorre ao rendimento escolar. Tudo vai depender da maneira como são propostas as questões. Se a intenção não for apenas a de verificar quantas informações o aluno "guardou em sua cabeça", mas sim a de perceber como o aluno está aproveitando tudo o que ele aprendeu durante as aulas, para compreender os temas estudados no curso e para resolver problemas propostos pela disciplina estudada, então a prova pode ser um bom momento para professores e alunos efetuarem uma revisão de tudo o que foi ou deveria ter sido aprendido e perceberem o que ainda pode ser melhorado. 

Tarefas da avaliação escolar:
Verificação: coleta de dados sobre aproveitamento dos alunos, através de provas, exercícios e tarefas ou de meios auxiliares, como observação de desempenho;
Qualificação: comprovação dos resultados alcançados em relação aos objetivos e, conforme o caso, atribuição de notas e conceitos;
Apreciação qualitativa: avaliação propriamente dita dos resultados, referindo-os a padrões de desempenhos esperados;
Pedagógico-didática: se refere ao papel da avaliação no cumprimento dos objetivos gerais e específicos de educação escolar. Servindo para evidenciar o atendimento ou não das finalidades do ensino e contribuindo para a assimilação e fixação dos conhecimentos ensinados;
Diagnóstico: Permite identificar progressos e dificuldades dos alunos e a atuação do professor que, por sua vez, determinam modificações do processo de ensino para melhor cumprir as exigências dos objetivos;
Controle: Se refere aos meios e à frequência das verificações e de qualificação dos resultados escolares, possibilitando o diagnóstico das situações didáticas.

Assim como mais etapas do processo de ensino a avaliação também deve ser revista e analisada pedagogicamente, pois como sabemos a avaliação ela não pode ser uma fita métrica de sabedoria ou de aprendizado e sim um auxiliador para ampliar o conhecimento do aluno, não usando a prova como parâmetro de conhecimento, para assim o professor atender a sua função educativa e não cometer práticas como: Tomar a avaliação unicamente como o ato de aplicar provas, atribuir notas e classificar os alunos; Utilizar a avaliação como recompensa aos “bons” alunos e punição para os desinteressados ou indisciplinados; Confiar demais no “olho clínico”, dispensando verificações parciais no decorrer das aulas e avaliando somente a partir da observação;Rejeitar as medidas quantitativas de aprendizagem em favor de dados qualitativos. 

As avaliações rigorosas que podem temer o emocional dos alunos podem prejudica-los e tornar aquela prática totalmente injusta com os mesmos. Para isso o papel do professor é elaborar tarefas que possa avaliar justamente o conhecimento dos alunos, para que seja uma avaliação justa e didática e que o aluno sinta prazem em aprender e em ser avaliado.





Didática Geral: Avaliação




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