segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Oficina Didática: A utilização dos recursos tecnológicos para produção de vídeos educativos.

Esse post tem objetivo de mostrar a vocês leitores a elaboração de uma oficina criativa para ser utilizado como recurso didático em suas aulas. A oficina a seguir ela tem como finalidade a criação de desenhos/vídeos através da ferramenta de Stop Motion utilizando programas como o Movie Maker ou Photo Scape.

STOP MOTION – CRIANDO DESENHOS ANIMADOS E VÍDEOS:

Esse ambiente pode ser utilizado em atividades de formação de educadores, que tenham interesse em aplicar de forma dinâmica algumas temáticas mais flexíveis. O Stop Motion permite o desenvolvimento do jovem, primeiramente para o conhecimento de câmeras digitais, logo após de computadores e programas de edição de vídeo, fazendo assim com que eles conheçam não só métodos e novas tecnologias digitais, mas também interagir um com o outro.

PÚBLICO-ALVO:

Ensino fundamental II e Ensino médio.

OBJETIVOS:

- Oferecer oportunidade ao aluno ter contatos com câmeras digitais;
- Conhecer novos programas de edições de vídeos;
- Desenvolver segurança na utilização do computador;
- Desenvolver a habilidade de tirar fotos com enquadramento.

RECURSOS NECESSÁRIOS

Computador com programas de edição de vídeos, câmeras digitais, tripé.

PROGRAMAS UTILIZADOS

Movie maker, photo scape.

FONTES DE PESQUISA

Vídeos de alguns trabalhos de Stop Motion:





METODOLOGIA:

A metodologia utilizada ser utilizada é conhecer se os alunos sabem e o que desejam saber a respeito do Stop Motion e dos recursos utilizados para a elaboração do desenho. Apresentaremos na oficina uma proposta para conhecer as ferramentas de produção de desenho/vídeos aos alunos, para que eles possam produzir seus próprios desenhos/vídeos em cima de alguma temática da Geografia, utilizando câmeras, tripé e computador.

DURANTE:

Durante a oficina exibir e observar o trabalho dos alunos para observar e auxiliar o primeiro uso dos programas moviemaker ou photoscape, assim como também observar a manipulação da câmera e os pontos mais relevantes que são objetivos dessa atividade.

AMPLIANDO REPERTÓRIO:

Fazer exibições de desenhos/vídeos de várias produções retirados da internet para que eles notem o amplo mundo do Stop Motion e para eles tirarem como base as suas criações. Então eles irão conhecer um pouco da história do Stop Motion (Como surgiu; Quem inventou; Para que é utilizado; Em que mercado o Stop Motion se enquadra) abrindo um leque de informações para os alunos terem uma base teórica, além de prática aguçando suas ideias.

RELEITURA DAS OBRAS:

- Em dupla, os alunos vão escolher uma temática da Geografia na qual eles desejem trabalhar. A partir de fotos e vídeos feitos pelos alunos com a utilização da câmera, eles irão produzir um vídeo com duração de no máximo 10min, exibindo o material capturado por eles e a temática escolhida.
- Os oficineiros irão acompanhar os alunos sempre observando sua evolução e tirando algumas dúvidas levantadas.

MOSTRA DE ARTE:

Os alunos ao final da oficina podem exibir suas produções para os colegas, que irão assistir e observar a partir daquela produção a importância do Stop Motion na realização de trabalho e como eles podem se tornar mais dinâmicos trazendo temáticas das disciplinas e trabalhando com uma ferramenta diferente.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita ao decorrer da oficina, observando alguns principais pontos: Manipulação da câmera; Uso das ferramentas de Stop Motion; Evolução; Relevância do assunto abordado no desenho/vídeo; Produto final.

RETOMANDO O REGISTRO INICIAL:

Para finalizar a aula fazer um questionário de satisfação do aluno sobre o que eles acharam do Stop Motion e o que a oficina os trouxeram de positivo.

DESDOBRAMENTO DA PROPOSTA:

Para a proposta da oficina se propagar, a proposta é entrar em parceria com outros professores para que eles solicitem aos alunos produções de Stop Motion fazendo com que a atividade realizada na oficina continue se propagando e a partir disso será criada uma página online para que essas produções sejam compartilhadas na web. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário