segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Planejamento escolar...



O trabalho docente é uma atividade consciente e sistemática, cujo centro está a aprendizagem ou o estudo dos alunos sob a supervisão do professor. O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social. Os elementos do planejo escolar (objetivos, conteúdos e métodos) estão cheios de implicações sociais.
           "O ato de planejar é a atividade intencional pela qual se projetam fins e se estabelecem meios para atingi-los. E se assenta em concepções filosófico políticas; são elas que estabelecem os fins de uma determinada ação."  (LUCKESI, 2005, p. 106-107)

O ato de planejar deve ser um ato político-pedagógico onde as situações (problemática social, econômica, político e cultural) que envolvem a comunidade escolar. 


Sabe-se que por muito tempo, foi claro que o papel do professor ficava restrito apenas a sala de aula, mas esse quadro vem mudando, hoje, faz-se necessário o professor participar de todo planejamento da escola, se envolvendo e participando ativamente do mesmo. O planejamento voltado para a área da educação apresenta variações, sendo que o mesmo pode ser de instituição, disciplina e de aula.

Plano da Instituição: é um documento mais global que expressa as ligações entre o projeto pedagógico da escola com os planos de ensino propriamente dito;
Plano da Disciplina: é um documento elaborado para um ano ou semestre, dividido por unidades sequenciais, no qual aparecem objetivos específicos, conteúdos e encaminhamento metodológico;
Plano de aula: é a previsão do desenvolvimento do conteúdo para uma aula ou conjunto de aulas e tem um caráter específico.

Os planos precisam estar vinculados à prática, por isso muitas vezes precisam ser reelaborados. O professor precisa ir criando sua própria didática, enriquecendo sua prática profissional e ganhando mais segurança. O planejamento deve ser encarado também como uma oportunidade de reflexão e avaliação da sua prática.

         “O planejamento é um processo ininterrupto, processual, organizador da conquista prazerosa dos nossos desejos onde o esforço, a perseverança, a disciplina são armas de luta cotidiana para a mudança pedagógica.” (Madalena Freire)


Nenhum comentário:

Postar um comentário